O Bocão noticias 24 horas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Idosos na gaiola

Como se não bastasse todo o sofrimento causado em boa parte pelo governo Lula, idosos estão sendo transportados numa espécie de gaiola, foi isso que o nosso repórter do jornal presenciou na cidade de Santana do Livramento. As roletas de alguns ônibus que estavam na parte de trás dos veículos passaram para a parte da frente, resultado: idosos ficaram numa verdadeira gaiola humana.
Muita aglomeração e pouco espaço, a roleta fica na divisão dos quatro a oito lugares dos assentos reservados aos idosos, quando tem movimento mais de 30 idosos ficam numa situação de aperto e desconforto, sem ter para onde se mexer, fora o desconforto moral, e muitas vezes tendo que aguentar os maus tratos que alguns cobradores e motoristas dão aos idosos.
Quando a roleta fica na parte de trás dos ônibus acontece outro fato, que é que os espaços reservados aos idosos são ocupados por crianças, jovens e adultos que ignoram que aqueles lugares são reservados para os idosos.
Numa cidade em que mais da metade dos habitantes é de idosos- são cerca de 50 mil idosos que habitam Livramento -, as empresas de transporte coletivo não estão sabendo atende-los. Recebemos várias queixas, até o gabinete do vereador Edu Oliveira recebe várias reclamações, como o conselho do idoso fica só na promessa, os idosos não tem aonde reclamar. Tomara que a primeira dama Mari Machado consiga estabelecer esse conselho ainda este ano e não fique só na promessa, é o que diz um aposentado que nos cobra diariamente por uma solução.
Os vereadores Edu Oliveira e Carine Frassoni irão realizar uma audiência pública com os idosos ainda este mês, a fim de solucionarem o problema. Enquanto isso, os idosos, alguns muitos doentes, que não tem dinheiro para poder pagar um transporte vão seguir embarcando nessa gaiola ambulante.